Ar-condicionado Split Inverter: Economia e qualidade!

No verão, cresce a venda e o uso de ar-condicionado no Brasil. O artefato é considerado por muitos com um item de luxo, pois o valor que precisa ser desembolsado para a sua aquisição e instalação não é acessível a todos e arcar com os seus custos, que são cobrados na conta de luz, também não é tarefa para amadores.

Embora o uso do ar-condicionado acarrete em um aumento considerável na conta de energia, em tempos de verão nas cidades mais quentes do Brasil ele se faz necessário. Esse é o aparelho doméstico com maior consumo de energia, com uma média de 200 kWh por mês, o que representa um aumento por mês, em média, R$ 100 na conta de luz. Para que o uso do seu aparelho de ar refrigerado não vire uma preocupação ao invés de um alívio, você pode e deve pesquisar e optar por modelos que tenham a economia como carro chefe.

Pensando nisso, alguns fabricantes de ar-condicionado oferecem modelos com a tecnologia Inverter, que foi desenvolvida especialmente para reduzir o consumo de energia do ar-condicionado split. A tecnologia Inverter faz com que o compressor nunca precise ser desligado e, desta forma, picos de voltagem não ocorrem. O Inverter funciona como um inversor de frequência que controla a velocidade de compressão do ar-condicionado.

Sendo assim, quanto menos calor precisar ser retirado do ambiente, menor será a velocidade do compressor e vice-versa. Por funcionar dessa maneira, um ar-condicionado Inverter consome cerca de quarenta a sessenta por cento menos

energia em comparação com um modelo que não tem essa tecnologia.

Além disso, como o compressor do ar-condicionado Inverter sempre está atuando, não há oscilações na temperatura. Ou seja, você não passa frio ou calor a cada instante, pois a temperatura sempre fica estável.

Benefícios e vantagens de um ar-condicionado split inverter:

Por trazer os benefícios da tecnologia, é comum que um ar-condicionado split Inverter seja mais caro, mas a relação custo/benefício costuma compensar, especialmente se o menor consumo de energia for levado em conta. Veja a seguir algumas vantagens de aparelhos assim:

Como já foi dito anteriormente, os aparelhos com a tecnologia Inverter podem economizar de quarenta a sessenta por cento de energia elétrica em relação aos modelos tradicionais já conhecidos no mercado, pois, o compressor aumenta e diminui a rotação gradativamente.

Com isso, o aparelho consegue atingir a temperatura programada mais rapidamente e a mantém sempre estável, sem oscilações entre calor e fio, como é comum nos outros modelos.

Os modelos de ar-condicionado split inverter também são conhecidos como “Eco”, pois usam gás ecológico, que não prejudica a camada de ozônio.

Estes são também mais silenciosos que os modelos convencionais, já que o compressor trabalha em baixa rotação quando estabiliza a temperatura,

diminuindo assim, o ruído da condensadora.

Por último, não se pode deixar de citar o ganho em durabilidade que a tecnologia proporciona aos aparelhos, pois o desgaste do compressor é evitado, tendo em vista que, o motor não fica ligando e desligando o tempo inteiro.

Na hora de comprar um ar-condicionado, fique atento aos seus recursos e todas as vantagens que ele oferece. Mas, com certeza, investir na tecnologia de um ar-condicionado split inverter é uma boa saída para economizar na conta de luz e ainda garantir um ambiente sempre com boa temperatura.

 

Fonte: Cada Minuto

Compartilhe